14 de fevereiro de 2010

Iemanja



- Ora viva, caros amigos pescadores.

- Dia 31 de Janeiro 2010, realizou-se a primeira etapa do concurso de pesca do Clube Açoriano de Pesca Desportiva de Ponta Delgada, na ilha de S. Miguel, a prova contou com a presença de muitos pescadores, alguns dos quais fazem parte do Blog “Aquela Rocha é Minha – Monólogo do Pescador”, penso que seria necessário elaborar uma pequena reportagem dos factos.

- Gabriel Guerreiro (Guru) foi o grande campeão do dia, ficando em primeiro lugar nesta primeira etapa, uma vez mais superou as expectativas dos seus mais directos adversários, mesmo do que foi “contratado” para o derrotar, apanhou 10 kg de peixe, na sua grande maioria sargos, dizem que o balde de engodo era do tamanho de um bidão e teve de ser rebocado por um tractor, mas valeu o esforço do novo “Madoff” do grupo oriental nos Açores, muito embora o peixe capturado ronde os 60€ kg.

- Atenção pescadores nas Feteiras, armazém em Stock a preços bastante competitivos... o único senão é ter de se dar um mergulho... de qualquer forma, cana e carreto para uma nova modalidade de pesca a escafandro??? Já que não podem levar arma pelo menos aproveitem e pesquem a cana com carreto, ainda que ligeiramente esfolados, a rebentação nesse dia estava forte!!! Segundo as últimas informações cedidas pela capitania de Ponta Delgada, foi vista na ilha de Santa Maria um pedaço de cana do Guru.

- Reza a história que Gabriel Guerreiro (Guru) é um grande devoto de Iemanja e na realidade fez oferendas a essa grande orixá dos mares.

- Sérgio Faustino (Olharapo), apanhou o maior exemplar e dez minutos depois da captura arrumou as botas (pegou moda lá em casa, agora é só aos sargos de kg), de qualquer forma, consta que o sargo que apanhou estava atordoado, levou com o carreto que foi oferecido a Iemanja na cabeça e ficou completamente desorientado acabando por encalhar com o anzol do Olharapo, foi apanhado por um olho!!!

- Fernando Baixinho (100% )diz que lhe envenenaram o engodo (já vi desculpadas melhores)...

- Quanto à cana do 100% que se partiu!!! Bem fiquei sem palavras, certamente um acto solidário para com o colega Guru, já que não o podes vencer!!! Junta-te a ele... pelo menos no que diz respeito a partir canas...

- Consta-se que João Ferreira (Campeão da Veja) andava à pesca de grandes pesqueiros... mas desta vez foi bem apedrejado por todos os bons pescadores que estava presentes no concurso e teve de se refugiar num abrigo improvisado pelo José Guilherme (Finório)...

- Quanto a mim, resta-me dizer... Ainda bem que fiquei em casa, não há bolso que aguente este tipo de oferendas!

3 comentários:

  1. "Pegou moda lá em casa!!!! " por acaso tu ja apanhaste algum sargo de KG? os teus colegas sim tu nem vê los.
    E ja agora as oferendas ao mar segundo me consta começaram contigo precisamente nas Feteiras ou ja te esqueceste que num lançamento de fácil execução também foi a cana.
    Por último para a próxima e se quiseres a moda la de casa leva o baixinho contigo e oferece-o ao mar pode ser que assim apanhas alguma coisa.

    ResponderEliminar
  2. Vencer a prova com oferendas não pode ser considerado corrupção???!!!

    Temos um novo fishergate!

    Anulem já essa prova!

    ResponderEliminar
  3. Vamos lá esclarecer a situação da quebra da cana do pescador Baixinho.
    Ele apareceu perto do local onde eu estava a pescar, mais ou menos uns dez minutos depois de eu ter tirado o sargo de 1,150Kg, e perguntou-me;" Então Faustino apanhas-te alguma coisa?Eu nada." então respondi;"Epá só um!". O Baixinho olha para o balde e vê a cauda do sargo que pendia para fora. Bem depois partiu-se a ponta da cana dele.
    Eu não sou de intrigas, mas de certeza que ficou irritado e partiu a cana de raiva e depois, só ouvi ele a ligar para a esposa o ir buscar. Enfim, falta de desportivismo.
    Atenção eu não apanhei este sargo pelo olho, foi pelas entranhas porque nem consegui recuperar o anzol que ficou no seu interior. O mérito foi todo para a excelente cana Daiwa cossfire e fio 0,22mm da Trabuco, da minha parte tive sorte.

    ResponderEliminar