- Sábado dia 16 de Maio, foi dia de alto mar, ou pelo menos, algumas milhas ao largo da ilha de São Miguel, os pescadores Kapito Madof, Teórico Legião Estrangeira, Esgueirão Malha Fina, Bruno Zagaia e Artur Armador (o dono da embarcação)... bem de madrugada, 9h da matina já excutavam os primeiros preparativos, como se pode notar no registo do momento de azafama enorme.
- Todas as canas a bordo (incluindo Esgueirão Malha Fina), mantimentos e material a postos e ai vão eles pelo mar adentro...
- A primeira etapa passou pela pesca ao fundo, ao largo de Vila-Franca-do-Campo, com profundidades entre os 200m e os 400m...
- O mar estava de pequena vaga, vento fraco, moral do pessoal em alta, uma tartaruga pelo caminho , mais umas milhas e inicio da actividade pescatória, todos os pescadores a revelarem-se bastante activos (pelo menos nos primeiros 15 minutos), depois do aquecimento inicial só três pescadores competiam pela apanha do maior chibo da manhã, Bruno Zagaia, Kapito Madof e Artur Armador, se bem que em diferentes modalidades, o primeiro a pescar ao fundo com medalhas/isca artificial e carreto manual, o segundo com diferentes zagaia (150gr a 200gr) com carreto manual e o terceiro ao fundo com isca verdadeira (chicharro, camarão, lulas, carapau) com carreto eléctrico, depois da primeiro hora de pesca , já Bruno Zagaia depois de apanhar um Peixe-Espada-Branco pelo olho, arrumou a cana e foi apanhar banhos de sol na proa do barco, junto a Teórico Legião Estrangeira e a Esgueirão Malha Fina, eis que Kapito Madof apanhou um Chicharro por engano na sua zagaia de 150gr do sporting e o Artur Armador um Peixe -Espada-Branco de fazer inveja aos três mosqueteiros.
- Deu-se entretanto uma sabotagem a bordo com o carreto electrico de Artur Armador e as grandes profundidades a mais de 400m tiveram de ser abandonadas. Artur Armador teve de puxar manualmente cerca de 1,5 kg de chumbo, contando com a preciosa ajuda de Kapito Madoff cerca de 200m de fio multifilamento e 2h depois voltaram a pescar.
-Informa-se que está a decorrer uma investigação interna para apurar os verdadeiros factos neste caso de suposta sabotagem do carreto de Artur Armador... a teoria da conspiração é uma hipotese neste momento bastante plaúsivel muito embora uma outra teoria neste momento esteja também a ser analisada, a descarga da bateria por mau funcionamento do aparelho.
- Mas esse foi o mal o menor, porque ai deu-se o inicio da verdadeira pesca, com todos os pescadores finalmente a demostrarem o porque de terem saido num sabado de madrugada para o mar e investiram em porfundidades mais razoaveis para os seus pulsos e braços, entre os 140m e um máximo de 200m, foi ver sair Peixes Anjo e Garoupas médias como se não houvesse amanhã.
- Depois de almoço voltámos à carga, mas desta vez fomos com a embarcação para outra paragem, para a zona de Ponta Garça, onde se apanharam uma série de peixes de diferentes espécies, Pargos, Peixões, Besugos, Salmonetes e as maiores Garoupas do dia...
- Deve ser referido que ao longo do dia, uma série de peixes de pequenas dimensões foram atirados ao mar, por não cumprirem as medidas minimas exigidas na captura dessas espécies.
- A parte final serviu para relaxar e fazer a viagem de regresso para o Porto de Vila-Franca-do-Campo a corricar, infelizmente sem que ocorre-se nenhuma captura de peixe, mas valeu pela paisagem e pela boa companhia e convivio pescatório.