29 de maio de 2009

ÉPOCA DE VEJAS ABRE SÁBADO !


A época das vejas no Blog abre sábado. Estão confirmadas as presenças dos pescadores Kapito, João Ferreira (Campeão) e, surpresa das surpresas, o pescador Olharapo (Faustino).
Ao olhar para esta convocatória, fico completamente arrepiado aos ver os dois primeiros pescadores juntos novamente neste tipo de pesca. Lembramos que os mesmos, fabricaram um lindo e inesquecível portfólio de exemplares de Vejas na temporada transacta.
As técnicas de captura destes dois pescadores pode ser vista através desta bonita foto onde podemos ver um deles de boné a apanhar uns peixinhos!!!!

27 de maio de 2009

TECNICAS DE PESCA DE JOÃO FERREIRA E JORGE KAPITO TORNAM-SE EFICAZES!


Foi com grande sucesso que o Grande Guru Gabriel Guerreiro conseguiu capturar um belo exemplar ("Patudo") com cerca de 11 kg na Doca de Ponta Delgada pelas 23h30m.

O Grande Guru utilizou uma cana HIRO - 2,40 / linha Asso Ultra 0,60 / Zagai / Carreto Daiwa 7000.

Após algumas horas de luta e uma grande dor nas costas lá conseguiu apanhar este belo exemplar, só ao alcance dos grandes mestres da pesca.

Em declaração ao Blog o pescador Guru salientou o seguinte: " realmente agradeço aos meus colegas pescadores João Ferreia e Jorge Kapito por me terem ensinado a apanhar peixe realizando apenas uma flexão do tronco à frente. Sem dúvida uma técnica bastante eficaz, que tenho o prazer de partilhar com vocês todos. A eles um grande obrigado e dedicos lhes este lindo exemplar! um abraço João e Jorge"... e assim foi mais uma noite de pesca.

26 de maio de 2009

Pesca embarcada

No Domingo, dia 24 de Maio, foi dia de pesca embarcada.

Pelas 10 horas os pescadores Bruno, Fernando, Kapito, Artur e João saíram do porto de Vila Franca do Campo e dirigiram-se rapidamente para os pesqueiros. O mar chamava por nós e o dia prometia uma boa pesca.

O tempo estava muito bom, o mar calmo e o sol um pouco encoberto. Estavam reunidas boas condições para a pesca e para o bem-estar do meu estômago.

A parte de manhã foi dedicada ao Jigging (não pescamos nada) e à pesca do fundo (400 metros) que rendeu uma bela garoupa.

Embora fossem as duas horas da tarde, o almoço chegava depressa, o petisco preparado pelo Chef Kapito e coadjuvado pelo Mestre Canas esperava pelos esfomeados pescadores.

Depois do almoço, a pesca foi muito mais produtiva, pesca ao fundo, entre os 80 e 150 metros, onde num período de duas horas pescámos a maioria do pescado. De salientar, um pequeno tubarão pescado, e prontamente devolvido ao mar, pelo João.

No final do dia, a pesca ao corrico foi a escolhida para o regresso, no entanto e embora fosse sentido um toque, não pescámos nada.Talvez ainda seja cedo para este tipo de pesca.

Para mim, iniciante, foi uma boa experiência, numa pesca diferente ao da costa, sendo que o estar dentro de um barco a pescar, o convívio entre os comparsas no meio do mar, a paisagem da costa sul da ilha e a quantidade de peixe pescado são os pontos a favor.

Pena é não ter dinheiro para comprar um barco!

23 de maio de 2009

A ajuda

Aqui vai uma ajuda para o ex-pescador Olharápo.

http://alentejopesca.no.sapo.pt/nos1.htm

Amigo não desistas!

mais uma ....



..... uma história que começa assim....



22 de Maio de 2009, um desses pescadores que tem amostra como a do "campeão" (campeão?), apareceu no local com a moral muito em cima, no meu entender. Seguidamente faz um contacto a outro seu amiguinho que ocupa os lugares cimeiros do concurso e lá estavam os dois nos seus sucessivos lançamentos....



.... tiveram ambos o prazer de ter uma bicuda presa mas sem capacidade aparente para a tirar da água...



.... eu, mais uma vez......






.....pronta para ir para o forno...


ps: os pescadores mencionados em cima eram inevitavelmente Melga 1 e Melga 2. (certamente se recordam destes dois elementos em outros momentos de concurso).


22 de maio de 2009

evidências de um outsider.....

_ caros amigos_

...... muitos dizem-se grandes pescadores, ou seja: "muita parra pouca uva"......


21 de Maio de 2009




... vendo bicuda fresca, mais barata que no modelo......



20 de maio de 2009

Pesca de Barco

- Sábado dia 16 de Maio, foi dia de alto mar, ou pelo menos, algumas milhas ao largo da ilha de São Miguel, os pescadores Kapito Madof, Teórico Legião Estrangeira, Esgueirão Malha Fina, Bruno Zagaia e Artur Armador (o dono da embarcação)... bem de madrugada, 9h da matina já excutavam os primeiros preparativos, como se pode notar no registo do momento de azafama enorme.
- Todas as canas a bordo (incluindo Esgueirão Malha Fina), mantimentos e material a postos e ai vão eles pelo mar adentro...


- A primeira etapa passou pela pesca ao fundo, ao largo de Vila-Franca-do-Campo, com profundidades entre os 200m e os 400m...
- O mar estava de pequena vaga, vento fraco, moral do pessoal em alta, uma tartaruga pelo caminho , mais umas milhas e inicio da actividade pescatória, todos os pescadores a revelarem-se bastante activos (pelo menos nos primeiros 15 minutos), depois do aquecimento inicial só três pescadores competiam pela apanha do maior chibo da manhã, Bruno Zagaia, Kapito Madof e Artur Armador, se bem que em diferentes modalidades, o primeiro a pescar ao fundo com medalhas/isca artificial e carreto manual, o segundo com diferentes zagaia (150gr a 200gr) com carreto manual e o terceiro ao fundo com isca verdadeira (chicharro, camarão, lulas, carapau) com carreto eléctrico, depois da primeiro hora de pesca , já Bruno Zagaia depois de apanhar um Peixe-Espada-Branco pelo olho, arrumou a cana e foi apanhar banhos de sol na proa do barco, junto a Teórico Legião Estrangeira e a Esgueirão Malha Fina, eis que Kapito Madof apanhou um Chicharro por engano na sua zagaia de 150gr do sporting e o Artur Armador um Peixe -Espada-Branco de fazer inveja aos três mosqueteiros.


- Deu-se entretanto uma sabotagem a bordo com o carreto electrico de Artur Armador e as grandes profundidades a mais de 400m tiveram de ser abandonadas. Artur Armador teve de puxar manualmente cerca de 1,5 kg de chumbo, contando com a preciosa ajuda de Kapito Madoff cerca de 200m de fio multifilamento e 2h depois voltaram a pescar.
-Informa-se que está a decorrer uma investigação interna para apurar os verdadeiros factos neste caso de suposta sabotagem do carreto de Artur Armador... a teoria da conspiração é uma hipotese neste momento bastante plaúsivel muito embora uma outra teoria neste momento esteja também a ser analisada, a descarga da bateria por mau funcionamento do aparelho.


- Mas esse foi o mal o menor, porque ai deu-se o inicio da verdadeira pesca, com todos os pescadores finalmente a demostrarem o porque de terem saido num sabado de madrugada para o mar e investiram em porfundidades mais razoaveis para os seus pulsos e braços, entre os 140m e um máximo de 200m, foi ver sair Peixes Anjo e Garoupas médias como se não houvesse amanhã.
- Depois de almoço voltámos à carga, mas desta vez fomos com a embarcação para outra paragem, para a zona de Ponta Garça, onde se apanharam uma série de peixes de diferentes espécies, Pargos, Peixões, Besugos, Salmonetes e as maiores Garoupas do dia...

- Deve ser referido que ao longo do dia, uma série de peixes de pequenas dimensões foram atirados ao mar, por não cumprirem as medidas minimas exigidas na captura dessas espécies.


- A parte final serviu para relaxar e fazer a viagem de regresso para o Porto de Vila-Franca-do-Campo a corricar, infelizmente sem que ocorre-se nenhuma captura de peixe, mas valeu pela paisagem e pela boa companhia e convivio pescatório.

Material Spinning VAMOS A ELAS!

Visto que a época das anchovas, bicudas e outros esta a começar, deixo aqui uma dica para os amantes do corrico e algum material eficaz na captura destas espécies.

Rapalas mais conhecidas por zagaias têm se revelado bastante eficazes como se pode comprovar através dos belos exemplares do pescador Luís Beça.
Rapalas mais conhecidas por zagaias têm se revelado bastante eficazes.













Características técnicas da cana:

Marca: shimano
Modelo: Speed Master
Tamanho: 3.60m

Nº passadores: 7
Segmentos: 2
Acção: 50 - 100

Linha: Fireline 0,26 – 0,28



Carreto: Daiwa Regal 4000 xi
Características
Ratio: 4.9:1
Rolamentos: 10+1
Peso: 405 gr.
Capacidade Linha: 270 mt de 0,35
Manivela em alumínio, freio micrométrico, travão da asa de cesto, bobine em alumínio e 1 extra em grafite.


Boa sorte a todos!

Peixes dos Açores

- Caros amigos pescadores do calhau, cá vai um link bastante interesse para quem quer saber o que vem no fim da linha, está em PDF e pode ser impresso num formato A6 e assim cabe no bolso do colete, junto às boias e outros acessórios.

http://www.horta.uac.pt/projectos/cepropesca/downloads/Consumerguide.pdf

- Um abraço e boas pescarias.

19 de maio de 2009

Spinning

O Pescador dos anos 60 (Beça) tem que ter concorrência.

Canas para corricar:

http://www.normark.pt/img/pdfs/Spinning.pdf

Ass: Guru

As Bicudas do Beça

- Aqui vai um pequeno video para os verdadeiros amantes da pesca do corrico no calhau. O Mestre Luís Beça Corriqueiro em acção perto da praia de Àgua de Pau a retirar a sua segunda Bicuda com cerca de 1,5 Kg...

- Menos sorte a dos outros 4 pescadores que ficaram a ver as bicudas a sair, mas na cana do Luis, deu pelo menos para aprenderem algumas das técnicas seculares utilizadas pelo mestre do corrico...

- Outros dias virão.

18 de maio de 2009

Resgate da anchova perdida




Hoje às 5 da tarde uma equipa de resgate encabeçada pelo pescador Gabriel vai pescar para o mesmo local da anchova perdida. Está confirmada a presença do Beça, Fernando, Kapito e Cajó. Mais tarde iremos dar mais informações sobre esta pescaria.

17 de maio de 2009

"Isto não está nada fácil"


A manhã prometia um dia de pesca memorável, as anchovas esperavam por nós na praia da Água’Alto.
Às 6:00 já estavamos a pescar. A água do mar estava bem quente e prometia uma boa pescaria. No entanto, não foi bem assim. A pesca não foi nada por aí além e revelou-se um pouco incaracterística.
A primeira anchova a sair foi para o pescador Fernando, uma anchova bebé, o Cajó ensonado, logo disse que já tinha pescado trutas maiores. Uma hora depois Vila Franca do Campo acordou com a anchova que o Beça pescou, uma bela anchova para início da temporada.
Mais tarde, noutro pesqueiro, uma bicuda para o pescador Fernando.
Mas o momento do dia foi quando o pescador Beça, fisgou uma anchoveta e cheio de técnicas e manias lá a foi tirando. Todos os pescadores ficaram alertados para o sucedido e aproximaram-se do local para ver a baleia, será lírio ou bicuda? É com certeza um encharéu… O pescador ao reparar que a anchoveta estava mais morta que viva, começa a passear o peixe da esquerda para a direita e da direita para a esquerda, esperando que este desse uma pequena luta “isto não está nada fácil, isto não está nada fácil” … eis senão quando … o peixe fugiu.
Entrevistado pelo jornalista Gabriel acerca da pescaria da manhã, o pescador Beça foi parco em comentários, limitando-se a salientar o quanto “lhe apeteceu mandar os invejosos companheiros de pesca ao mar”.

15 de maio de 2009

Aquela Máquina! tem o prazer de apresentar...

... a Anchova, pescada dia 15 de Maio.


Esta sim, uma anchoveta, provavelmente com tamanho insuficiente para tirar o sono a muita gente. Ainda assim, aguardo ansiosamente pelos vossos comentários deixando-vos por 24h com a musiquinha habitual.

13 de maio de 2009

Achigãs - Black Bass


Caros amigos pescadores de àgua salgada e do calhau, faço aqui uma proposta para quem gosta de pescar ao corrico achigãs e trutas nas lagoas de S. Miguel (achigãs na Lagoa Rasa, nas Sete Cidades e trutas na Lagoa do Fogo e nas ribeiras das Furnas). Quem estiver disposto a ir, já sabe, é só combinar.
Penso que uma prova de àgua doce, para o campeonato de pesca também se justificava, muito embora a abertura de pesca às trutas dia 1 de Maio, este ano 2009 tenha ficado em branco, o que é de lamentar, esperamos por novos desafios e outras oportunidades.
Foto cedida amavelmente pelos grandes pescadores de achigãs Kapito Madoff, Gabriel Guru Guerreiro e Sérgio Olharapo Quadrupede (que contribuiu com 1 amostra e uma achigã), estes 3 pescadores tiveram a sensibilidade de parar de pescar a tempo estas espécies nas lagoas de forma a sustentar a sobrevivência da mesmas.

10 de maio de 2009

O Peixe IV

Dando seguimento às postagens do nosso ilustre 100%, mais conhecido por graminhas, apresento-vos o Géreno "Tetra", conhecido e saboreado por uma elite!


De todos o mais conhecido, o Tetra Neon, com a característica risca azul por cima da risca encarnada.

6 de maio de 2009

GRANDIOSO CONCURSO DE PESCA


Quando é a próxima etapa?????

4 de maio de 2009

Crise de identidade


Venho por este meio pedir a todos os colaboradores e amigos do blog que ajudem o Madoff, perdão, o Ka, perdão, o gajo que não se decide...
Ajudem o rapaz que ele não sabe quem é.

2 de maio de 2009

Aquela Máquina! tem o prazer de apresentar...

... a Anchova, pescada dia 30 de Abril.