20 de maio de 2009

Pesca de Barco

- Sábado dia 16 de Maio, foi dia de alto mar, ou pelo menos, algumas milhas ao largo da ilha de São Miguel, os pescadores Kapito Madof, Teórico Legião Estrangeira, Esgueirão Malha Fina, Bruno Zagaia e Artur Armador (o dono da embarcação)... bem de madrugada, 9h da matina já excutavam os primeiros preparativos, como se pode notar no registo do momento de azafama enorme.
- Todas as canas a bordo (incluindo Esgueirão Malha Fina), mantimentos e material a postos e ai vão eles pelo mar adentro...


- A primeira etapa passou pela pesca ao fundo, ao largo de Vila-Franca-do-Campo, com profundidades entre os 200m e os 400m...
- O mar estava de pequena vaga, vento fraco, moral do pessoal em alta, uma tartaruga pelo caminho , mais umas milhas e inicio da actividade pescatória, todos os pescadores a revelarem-se bastante activos (pelo menos nos primeiros 15 minutos), depois do aquecimento inicial só três pescadores competiam pela apanha do maior chibo da manhã, Bruno Zagaia, Kapito Madof e Artur Armador, se bem que em diferentes modalidades, o primeiro a pescar ao fundo com medalhas/isca artificial e carreto manual, o segundo com diferentes zagaia (150gr a 200gr) com carreto manual e o terceiro ao fundo com isca verdadeira (chicharro, camarão, lulas, carapau) com carreto eléctrico, depois da primeiro hora de pesca , já Bruno Zagaia depois de apanhar um Peixe-Espada-Branco pelo olho, arrumou a cana e foi apanhar banhos de sol na proa do barco, junto a Teórico Legião Estrangeira e a Esgueirão Malha Fina, eis que Kapito Madof apanhou um Chicharro por engano na sua zagaia de 150gr do sporting e o Artur Armador um Peixe -Espada-Branco de fazer inveja aos três mosqueteiros.


- Deu-se entretanto uma sabotagem a bordo com o carreto electrico de Artur Armador e as grandes profundidades a mais de 400m tiveram de ser abandonadas. Artur Armador teve de puxar manualmente cerca de 1,5 kg de chumbo, contando com a preciosa ajuda de Kapito Madoff cerca de 200m de fio multifilamento e 2h depois voltaram a pescar.
-Informa-se que está a decorrer uma investigação interna para apurar os verdadeiros factos neste caso de suposta sabotagem do carreto de Artur Armador... a teoria da conspiração é uma hipotese neste momento bastante plaúsivel muito embora uma outra teoria neste momento esteja também a ser analisada, a descarga da bateria por mau funcionamento do aparelho.


- Mas esse foi o mal o menor, porque ai deu-se o inicio da verdadeira pesca, com todos os pescadores finalmente a demostrarem o porque de terem saido num sabado de madrugada para o mar e investiram em porfundidades mais razoaveis para os seus pulsos e braços, entre os 140m e um máximo de 200m, foi ver sair Peixes Anjo e Garoupas médias como se não houvesse amanhã.
- Depois de almoço voltámos à carga, mas desta vez fomos com a embarcação para outra paragem, para a zona de Ponta Garça, onde se apanharam uma série de peixes de diferentes espécies, Pargos, Peixões, Besugos, Salmonetes e as maiores Garoupas do dia...

- Deve ser referido que ao longo do dia, uma série de peixes de pequenas dimensões foram atirados ao mar, por não cumprirem as medidas minimas exigidas na captura dessas espécies.


- A parte final serviu para relaxar e fazer a viagem de regresso para o Porto de Vila-Franca-do-Campo a corricar, infelizmente sem que ocorre-se nenhuma captura de peixe, mas valeu pela paisagem e pela boa companhia e convivio pescatório.

10 comentários:

  1. Pelas informações recebidas, houve um pescador que o levaram para os 200 m de profundidade mas apenas tinha 100 metros de fio. No entanto actualmente é formador da embarcação. Isto ja parece a politica sobe-se através das cunhas.
    Ass. Grande Guru

    ResponderEliminar
  2. Não sou cá de intrigas mas chegou-me aos ouvidos que o peixe foi apanhado na lota... e não veio mais pq não tinham levado dinheiro :-)

    ResponderEliminar
  3. Eu a unica coisa que posso comentar...é que o peixe estava muito saboroso :P

    ResponderEliminar
  4. Mulheres continuam a ser abandonadas em Ponta Delgada..

    Existem, em Ponta Delgada, cerca de 15 mulheres abandonadas. Foi este, pelo menos, o número apurado pela Associação Mulher, há cerca de dois anos. Desconhece-se qual será a realidade actual, mas é um facto que a chegada do Verão, em particular e as idas à pesca constantemente significa um aumento substancial de mulheres que são abandonadas. Ou os maridos se esquecem de prever as férias com elas porque vao em grupo pescar, ou não têm dinheiro para colocá-las em centros de acolhimento ou, simplesmente gastam tudo em acessórios para a pesca, fartaram-se daquela que, durante muito tempo, não foi mais do que um anzol nas suas mãos. Cana de Cristal, directora-executiva da Associação Mulher, lembra - em exclusivo para o Jornal Açoriano - que «o abandono é sempre cruel, mas há situações de especial crueldade». Aponta, em particular, os inúmeros casos de mulheres que são abandonadas à porta de casa, pensando que os seus maridos as iam levar a passear, enquando na realidade estes iam fazer pesca em mar alto e de barco usando o factor 50 de protecção solar posto pelas proprias mulheres, esposas, namoradas, amantes e tudo mais! Estou indignada com tamanha monstruosidade por parte dos pescadores da ilha, pois na hora de meter protecção solar, factor 5o, elas ja servem!

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. TESTEMUNHO: tenho 28 anos, sou casada com um pescador do grupo "aquela rocha é minha" e não sei o que fazer à minha vida, o nosso casamento está a acabar...a pesca é a minha rival. Já nem consigo comer peixe, pois sinto uma raiva dentro de mim...tinhamos uma vida linda, saiamos os dois para namorar, jantar fora, FAZER COMPRAS PARA MIM...era tão bunitoooooo. Agora pago eu as minhas compras e passei a comer carne.
    Vou muitas vezes ao Cais 20 jantar bife na pedra.

    ResponderEliminar
  7. Atenção senhores Pescadores com o virus que anda por ai, os sintomas são os seguintes: Ir à pesca de manha, ir à pesca a meio de manha, ir à pesca ao almoço...ir à pesca o resto do dia veze sem conta...o pior de tudo é que de noite também sonham com a pesca...Ai sagrados existe coisa riquinha??

    ResponderEliminar
  8. FRASE DA SEMANA: Nem me tocaram no anzol...

    ResponderEliminar
  9. olá mt bem a tua foto... vais pa onde? lol Vê lá se nao apanhas um tubarão mas MARTELO LOL Beijinhs fika bem karate kit ;-) e ve se metes mais fotos...

    ResponderEliminar
  10. lol Karate kit kem escreveu lol

    ResponderEliminar