27 de abril de 2009
26 de abril de 2009
Vergonha no Calhau! ou como vi eu a prova.
Pois assim não foi...
Ao fundo era como se tinha de pescar por causa dos ventos que, segundo informação do windguru, eram ciclónicos. O isco assim que batia na água voava sobre as ondas tipo tsunami. O engodo só servia para o balde que o transportava não ir pelos ares... e, com o fundo rochoso, cada lançamento era uma chumbada que ficava. Com anzol e tudo.
"Quem pescar um peixe arrisca-se a ganhar!" - Foram as palavras do lider da nossa prova. Pois bem, com tal ambição (e condições) os representantes do nosso blog lá insistiram para pescar o tal peixe campeão.
MADOFF, tal como um troféu de pesca, saltou para cima do primeiro calhau que encontrou e de lá foi perdendo as chumbadas e boias cartier que possui. Peixe para o paninho? Nem vê-lo.
100%, mais humilde frente às condições adversas, lá se esgueirou para um pesqueiro mais convincente onde apanhou com uma vaga gelada 10 minutos depois de lá estar. Arréda! Era vê-lo a sair daquele lugar maldito e amaldiçoado com a cana na mão e o engodo na outra. Peixe ? Nem vê-lo.
CAMPEÃO DA VEJA, vendo a tempestade de chibos que se aproximava, montou o carreto na sua china 2000 e vá de arrumar com uns quantos peixes por envenenamento com chumbo, tal foi a perda de material. Peixe ? só na cana dos pescadores vizinhos.
Após umas meias horas a ver os outros participantes a apanhar peixe, o Campeão lá conseguiu pescar um do tamanho das amostras com que se pesca ao achigã, pela barbatana! Madoff perdia chumbo de raiva, engodava como se os fosse apanhar à mão e 100% já não se via desde a molha do inicio da manhã... Consta que, por esta altura andava a pedinchar uns peixes-rei ao senhor que arrecadou o prémio de maior exemplar, só para não fazer figuras...
Com a prova a terminar, era ver a cara contente do Campeão da veja a olhar para o Madoff, 2-0, ainda que esses 2 pesassem tanto como a renda do paninho do último classificado.
Mais uma vez ficou provado que as prestações nas provas nada têm a ver com os treinos.
100% chega como o D. Sebastião com ideia de salvar a honra do blog e por incrivel que pareça, sem se notar uma pinga de água nas suas vestes, tal era a ventania que secou-lhe a roupa toda. No seu saco outros 2 belos exemplares de como se envergonha o blog.
Por fim safou-se o dia com as cervejas mas o blog, esse ficou envergonhado.
PS - Os outros que não foram não podem comentar.
25 de abril de 2009
Carta Aberta à Associação Cultural Festival da Ferraria
Associação Cultural
Festival da Ferraria
O Blog Calhau da Pesca, vem por este meio junto de Vossa Excelência, explicar o seguinte: agradecemos o convite aos nossos pescadores e igualmente efectuamos um pedido de desculpa pelas fracas prestações dos mesmos (3 pescadore nem 1Kg de peixe!!!).
Estavamos convictos, que ao enviarmos o nosso pescador que lidera o nosso exemplar concurso (Fernando Graminhas)o mesmo poderia obter uma classificação meritória, tal não aconteceu. No entanto, o nosso Blog retirou as devidas ilações e chegamos à simples conclusão que o 1º lugar deste pescador no nosso concurso, apenas se deve à sua regularidade e à ausência de outros pescadores de grande qualidade ou melhor outro pescador de grande qualidade. Sabemos à partida, que a sua liderança esta apenas pendente até à próxima prova.
Relativamente ao pescador João Ferreira, o Blog ficou sempre bastante apreensivo com a sua convocatória para este grandioso concurso, no entanto como ja foi explicado, as dificeis condições do mar e o vento forte que se faziam sentir, fez com que todos os sacos pláticos existentes no calhau voassem para bastante longe o que não permitiu a este pescador apanhar algum saco e desta forma pontuar, o que explica a classificação final obtida.
No tocante ao pescador Madoff, que fez de carro vasoura neste concurso, já não temos palavras para explicar os sucessivos fracassos em concursos. Julgavamos, que com a utilização do pano mágico conseguisse ultrapassar a pressão competitiva, no entanto tal não aconteceu.
Desta forma pedimos humildemente desculpa pela classificação obtida pelos nossos pescadores, não credibilizando desta forma o nosso Blog e a vossa grandiosa prova.
Com os melhores cumprimentos e com a certeza que este erro não se ira repetir.
"Encontro de Gerações"
O Concurso de Pesca promovido pela Associação Cultural Festival da Ferraria,"Encontro de Gerações" foi um sucesso. Participaram neste concurso cinquenta e seis pescadores e os primeiros lugares foram para Manuel Figueiredo (3 kg), Fábio Cabral (peixe mais pesado - 1,450 kg) e Ricardo Duarte (15 peixes).
O forte vento e a ondulação de três metros que se fazia sentir nos Mosteiros dificultaram a prestação de todos os pescadores.
Os pescadores João Ferreira (0,250 kg - 12º da Geral), Fernando Silva (0,550 kg - 10º da Geral) e Jorge Patrício sentiram muitas dificuldades durante a prova porque não conheciam os pesqueiros e levaram cerca de uma hora a encontrar um bom pesqueiro que minimizasse as condições atmosféricas adversas.
Este concurso terminou com um convívio entre todos no Miradouro da Ferraria, onde a cerveja fresquinha e a sardinha assada foram os convidados de honra.
100%
24 de abril de 2009
22 de abril de 2009
Concurso de Pesca - "Encontro de Gerações".
Está confirmada a presença dos pescadores João Ferreira, Jorge Patrício e Fernando Silva no Concurso de Pesca promovido pela Associação Cultural Festival Ferraria, dia 25 de Abril (Sábado): "Encontro de Gerações". A organização tem 60 inscrições confirmadas para este concurso que decorrerá na freguesia dos Mosteiros.
21 de abril de 2009
Manifesto
- Que eu saiba, quase todos têm telhados de vidro, como tal , é bom que se preparem, pois com tanta pedra no ar, certamente algumas vão cair nos vossos próprios telhados.
- A todos os anónimos que deixam comentários ou mandam umas bocas/ criticas, como se fossem o rei/ rainha do coqueiro, e se escondem no anonimato, ganhem alguma coragem (tomates) e assinem os mesmos... pode ser que assim passem a merecer algum do meu respeito.
- Quanto aos que insistem em me chamar larilas... estou para ver quem tinha coragem de deixar as próprias femas cmg umas horas!!!
20 de abril de 2009
Concurso de Pesca
Concurso de Pesca promovido pela Associação Cultural Festival Ferraria, dia 25 de Abril (Sábado): "Encontro de Gerações".
8H00 - Concentração dos Participantes no Miradouro "Ilha Sabrina".
9H00 - Partida para os pesqueiros dos Mosteiros.
Chegada ao Miradouro. Jogos Tradicionais.
13H00 - Churrasco-Convívio (comida e 1ª bebida grátis).
15H00 - Cantigas ao desafio. Entrega de Prémios: Melhor exemplar, Maior Peso e Maior Quantidade.
Leilão do Peixe apanhado no Concurso (a favor da Associação).
Quem estiver interessado enviar um mail para fernandobaixinho@live.com.pt
ou entrar em contacto com o Sr. Francisco - 964790455.
As inscrições terminam no dia 22 de Abril.
19 de abril de 2009
Olá caros amigos! Ora todos já leram no nosso Blog as intervenções de uma tal de "Cana de Cristal", que ninguém sabia quem era...Pois já descobrimos, é esta aqui ao lado a menina Vanda Duval, que além de escrever algumas bocas reacionárias ainda anda a favorecer o Pescador Madoff nas votações,mas, não é a unica que não pertence ao blog e vota, observem o caso do 100% que deve ter obrigado a familia toda e vizinhos a votar nele, enfim
Mas ainda há mais factos a confirmar a suspeita, é que foi oferecido ao pescador Madoff uma toalhinha bordada, ahahahha com o nome dele, ahahaha diz a Cana de Cristal; "que é para o menino não sujar as manitas". Mas o nome que lá está bordado é o Nickname, Madoff. É bonito, isto é de morrer a rir, mas reparem que até parece de propósito, pois agora o Madoff já tem um paninho para agarrar as ferozes Coreanas, esse bicho terrivel quase similar em agressividade, com o diabo da Tansmânia.
Assim me despeço e aquele abraço.
18 de abril de 2009
17 de abril de 2009
Quem não tem cão... pesca com gato
16 de abril de 2009
A sondagem...
15 de abril de 2009
LUTO NO BLOG - Triste noticia do pescador Jorge Kapito Maddof
O Blog "Aquela Rocha é Minha" passa por um momento de tristeza e alguma apreensão. O Pescador Maddof na tarde de 15 de Março na zona da Atalhada, enquanto decorria mais um workshop de Peixe-Rei orientado pelo grande Guru, foi ferozmente mordido por uma minhoca "Coreano", estando neste momento sob observação médica em estado bastante reservado. O reportér de serviço no local, já contactou o Blog, afirmando que Maddof levou 47 pontos no polegar da mão direita, fractura no úmero esquerdo e perda de consciência, consequência da violenta chicotada do rabo do Coreano .
Todos os pescadores do Blog, desejam as rápidas melhoras ao nosso colega de pesca e que recupere rápidamente, pois avizinham-se ai grandes etapas.
Contactada a única testemunha no local, o grande Guru, este encontra-se ainda abalado pela situação, ao ponto de culpar-se pelo sucedido. Guru disse ainda ao reporter de serviço com as lágrimas nos olhos "...se eu soubesse que ele tinha medo de minhocas, eu próprio a tinha colocado no anzol, estou chocado..."
O dia da truta!
Foi um dia bonito o dia de abertura à truta de 2008!
Os bons pescadores de truta consegiram capturar alguns belos exemplares, outros conseguiram ser bastante fotogénicos.
Este ano advinha-se um duelo bastante intenso para o 2º e 3º lugar, visto que o 1º lugar já esta entregue ao grande Guru. O pescador Faustino pode aqui mostrar que não vale apena grandes investimentos para ser uma estrela cadente, Cajó continua a não passar de uma ameaça para ele próprio, Baixinho até podia conduzir uma traineira (tipo arrastão espanhol) na Lagoa que trutas nem vê-las, Maddof muito dificil alcançar um lugar de destaque devido ao cansaço acumulado das 4 viagens que irá realizar para levar todo o seu material do miradouro até ao pesqueiro, os restantes são outsiders.
Grandioso Torneio de Pesca
"Aquela rocha é minha"
Realizou-se no dia 8 de Março, a 4ª Sessão do Grandioso Torneio de Pesca, prova totalmente dominada pelo pescador Fernando Silva, que deixou os principais rivais a uma distância confortável na classificação geral. O “lebre” Gabriel Guerreiro perde para o “tartaruga” Fernando Silva. É de lamentar a prestação do pescador Kapito que fez um avultado investimento (mais de cinco mil euros) em materiais de pesca e pescou apenas 450 gramas e do pescador Ricardo Baptista que pescou apenas um peixe de cinco gramas, a prestação deste último ficou fortemente abalada pela ausência do seu mentor, o Grande Gabriel Guerreiro.
Os pescadores João Francês e João Ferreira mostraram dotes de pescador ao terem a sensibilidade de escolherem o melhor pesqueiro do dia, pescando 1800 e 1950 gramas, respectivamente. O pescador dos anos oitenta apresentou-se na prova bastante cansado, esteve todo o dia de sábado a produzir bóias artesanais e a limar os anzóis, no entanto a sua prestação foi muito boa (3º classificado).
O início da prova foi pautado pelo nervosismo de dois conhecidos concorrentes, mal a foto da praxe foi tirada, o pescador Sérgio Faustino e Carlos Domingues abalaram a correr para os melhores pesqueiros, no entanto e devido à sua lentidão alentejana, o pescador Sérgio foi rapidamente ultrapassado por outros concorrentes, gritando em desespero “aquela rocha é minha”.
Esta prova contou com a estreia do grande pescador José Guilherme, muito conhecido em provas regionais e nacionais, pescando cerca de 2,250 Kg (muito aquém do vencedor).
Resultados da 4ª Sessão
1º Fernando Silva 3,100 Kg
2º José Guilherme 2,250 Kg
3º Luís Beça 2,100 Kg
4º João Ferreira 1,950 Kg
5º João Francês 1,800 Kg
6º Carlos Domingues 1,700 kg
7º Sérgio Faustino 1,100 Kg
8º Rodrigo Ferreira 700 gramas
9º Jorge Patrício 450 gramas
10º Ricardo Baptista 5 gramas
O PEIXE
13 de abril de 2009
12 de abril de 2009
A Verdade
9 de abril de 2009
Os treinos
Desta feita só três competidores aderiram ao chamamento do calhau: Guru, Madoff e Campeão da Veja. Infelizmente, mais uma vez, não houve fotos que comprovem os brilhantes resultados alcançados…
Todavia, posso adiantar que estes treinos estão cada vez mais renhidos.
Os resultados:
Guru – uns peixes magros
Madoff – um jarro cheio de sarguitos
Campeão da Veja – mais uma vez demonstrou o enorme respeito que tem pela natureza e pelos animais e recusou-se a pescar peixes demasiado pequenos.
Aguarda-se com expectativa o próximo treino.
6 de abril de 2009
Notícia de última hora
Não se sabe bem os contornos deste sinistro, mas o pescador foi encontrado no fundo do mar, enrolado em 70 metros de linha de pesca. Este acidente representa um alerta para todos os pescadores de costa. Não deixem ao abandono o material de pesca...